sexta-feira, 14 de maio de 2010

Procurando emprego no Canadá estando ainda no Brasil

Resolvi escrever esse post para dar dicas e falar um pouco da minha experência em procurar emprego à distância.

Desde que começamos com a idéia do Canadá,  comecei a pesquisar sobre o mercado de trabalho lá.  Uma das primeiras coisas que fiz foi olhar um salary guide como esse aqui do Workopolis, para entender qual faixa salarial eu vou estar (o salário no BR não é referência).  A outra, importantíssima, foi atualizar meu perfil no LinkedIn (em inglês, no caso) e começar a me cadastrar em grupos de meu interesse (no caso grupos como Canadian Marketing Association, Toronto Networking etc etc).  A partir daí, comecei a receber e-mails semanais dos grupos que ao longo dos meses foram me dando dicas valiosas, assim como um "database de headhunters" que fui montando nos meus favoritos (sugiro usar o Google Chrome como navegador, pois ele faz sincronia dos favoritos que podem ser acessados depois de qualquer computador pelo Google Documents).

Outra coisa foi me cadastrar nos principais sites de emprego: Monster, Workopolis sendo os principais, outros também são o Careerbuilder e Jobboom.  No meu caso, me cadastrei também na Canadian Marketing Association e em um chamado CPG Connect.

Montei um CV no formato canadense (sem dados como idade, se é casado, filhos etc), colocando o "location" dos empregos como São Paulo, explicando o meu diploma nos termos deles (no caso, Bachelor´s degree) e uma cover letter "básica", que pode ser customizada para cada employer.  Pesquisei muito também sobre "job search etiquette", como por exemplo mandar thank you note depois de entrevistas etc.  O site Readysethired.com tem muita coisa bem mastigada. Uma dica ótima de uma amiga canadense que é de RH em Montréal é sempre personalizar a cover letter usando termos que estão no anúncio - por exemplo, se no anúncio diz que vai ter que trabalhar com vários times etc, coloque na sua CL que você é team player - isso facilita o seu CV passar pelo primeiro "crivo" do RH, que chega a receber centenas de CVs pra uma vaga só e não consegue avaliar tudo em detalhes num primeiro momento.

Feito tudo isso, fui acompanhando o mercado ao longo dos meses e cheguei a mandar alguns CVs - o que não adiantou quase nada, os poucos retornos que tive perguntavam se eu tinha autorização para trabalhar no Canadá.  Tive a sorte também de ter passado uma semana em Toronto agora em março, quando aproveitei para entrar em contato com headhunters de lá - acabei tenho 3 reuniões, 2 com headhunters e 1 numa empresa que eu já trabalhei no Brasil.  Foi ótimo, pois entendi um pouco mais sobre como minha experiência é vista, que tipo de emprego posso pleitear, salário etc.

Agora que já estamos a pouco tempo da viagem, fiz algumas alterações importantes na minha estratégia de busca:
- Mudei minha "location" no LinkedIn para Toronto, assim apareço nas buscas dos headhunters de lá
- Comprei uma linha de telefone virtual em Toronto pelo site Virtufon.com.  Está me custando 6 dólares por mês e ela redireciona ligações pro meu Skype e, se eu não atender, configurei o Skype pra transferir pro meu celular aqui no Brasil (tem que colocar crédito no Skype, mas é um investimento baixíssimo, certo?)
- Passei a colocar no meu CV esse telefone de Toronto, além do endereço da casa do meu tio que é onde vamos ficar nas 1as semanas por lá.  Dessa maneira, quem lê o me CV não sabe que eu ainda estou no Brasil e não me descarta "automaticamente" por causa disso
- Criei uma conta num site bárbaro chamado JibberJobber.com - esse site permite que você organize os empregos para os quais mandou seu CV, o nome da pessoa, se fez follow up etc.  Uma ferramenta excelente pra ter tudo organizadinho num lugar só.
- Mudei o meu cadastro nos sites de emprego para "authorized to work in Canada", além de atualizar o endereço e telefone
- Com tudo isso feito, comecei a mandar CVs para vagas de meu interesse agora, faltando 2 meses para o embarque.

Essa semana mandei CVs para 12 vagas de meu interesse que vi nesses sites, além do Job Board do LinkedIn e um outro do meu setor chamado CPGConnet (esse também conheci via LinkedIn).

Hoje de manhã mandei CV pra uma vaga e agora de tarde recebi uma ligação da headhunter!  Ela ligou pro meu tel de lá, que transferiu pro meu Skype, que transferiu pro meu celular.  Ela perguntou onde eu estava, expliquei minha situação etc.  Ela até achou que minha pretensão salarial era baixa, ela falou assim "I don't care if you have never worked in Canada - you have over 6 years of experience" - achei interessante, pois todo mundo sempre falando da tal "Canadian experience".  No meu caso tenho sorte de ter sempre trabalhado em multinacionais que são bem conhecidas por lá.  Infelizmente essa vaga de hoje não vai pra frente pois é pra trabalhar em uma empresa na qual eu já trabalhei no Brasil e que não tenho o menor interesse em trabalhar lá de novo - expliquei isso pra HH e ela não ficou lá muito feliz, mas pelo menos tive minha primeira phone interview.

Sei que quem vai como Skilled Worker tem todo apoio do governo para busca de emprego, com cursos, dicas etc.  Mas, pra quem tem inglês (ou francês, no caso) fluentes, sugirou começar a busca desde aqui do Brasil assim dá pra ir fazendo contatos, nem que seja por telefone, com recrutadores de lá. o que, a meu ver, vai acabar diminuindo o tempo de busca total assim que fizer o landing.

My 2 cents :-)

12 comentários:

  1. Wow! Muito mais que 2 cents...
    Adorei o post, me ajudou bastante.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Ola!
    Acompanho o blog de voces ha pouco tempo, mas acho muito bom. Adorei esse post, tenho feito algumas coisas que voce sugere, mas vi que tem varias outras coisas que posso ir fazendo aqui do Brasil.
    Muitissimo obrigada por essas dicas e sucesso pra voces na nova jornada.

    Aline

    ResponderExcluir
  3. Olá!!

    Obrigado pelo recado lá no blog!

    Seu post está show de bola! Muito rico e bem explicado. Amei todas as dicas e com certeza elas serão muito úteis!

    Algumas coisas eu já tinha feito, como me cadastrar no monster e no linkedin, mas meu endereço é do Brasil, e isso fez com que meu resume não fosse visualizado. Como também temos alguns meses por aqui, não acho que valha a pena correr atrás disso no momento, temos tantas coisas para nos preocuparmos antes, não é mesmo?

    Mas, parabéns pelo post! :D

    Abraços,

    Vitor

    ResponderExcluir
  4. Olá, acabei de ler seu comment e fiquei pensando que vc disse que seu pai vai justificar o voto pra vc. Mas vc não pode votar em trânsito no consulado brasileiro??

    ResponderExcluir
  5. Oi Lu, achei estranho não existir voto em trânsito. Minha irmã morou em Campina Grande 3 anos e teve que votar em trânsito (não sei se as regras mudaram de uns anos para cá).
    Meu irmão mora na Espanha e ele sempre vai no consulado quando tem eleição... por isso achei que no Canadá seria a mesma coisa conosco.

    Agora fiquei encucada. Vou ver se consigo saber mais à respeito.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. 2 cents não. 2 million dollars. Já estou seguindo todas as dicas. Valeu demais.

    E a vida segue...

    ResponderExcluir
  7. Oi Lu!
    Sobrevivemos todos! hehehe.
    Obrigada pelo recadinho!
    Estamos bem felizes por aqui!
    Tentaremos atualizar com as novidades!

    Bjs

    Lely

    ResponderExcluir
  8. Oi Luuu ADOREI a dica, é mais que dica, é praticamente um roteiro, muito bom mesmo

    e vc vai ao encontro dia 23? bjokas
    www.canadykes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Comentário em post antigo também vale né? rs..

    Olha como são as coisas, vocês estavam próximos da ida, e eu estava criando o blog e iniciando as pesquisas!

    Utilizarei cada dica deste belo post, com toda certeza!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Muito boa essa dica do www.virtufon.com
    Parabéns pelo post.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  11. Olá, parabéns pelo post!
    Você disse que teve dificuldades no início devido a descição do seu curriculo. Mas você ja tinha permissao pra trabalho no Canadá, é isso? No meu caso, eu ainda nao tenho, apesar de trabalhar em multinacionais norte-americanas há 12 anos e ter o inglês fluente. Você acha muito difícil conseguir essa permissão para trabalhar?
    Abs!

    ResponderExcluir