sexta-feira, 17 de setembro de 2010

A diferença entre condo e apartment

Nós brasileiros traduzimos apartamento automaticamente para apartment, certo?  Sim, mas uma coisa é uma coisa, e outra coisa é outra coisa.  Uma das lições mais valiosas que aprendi é que aqui na prática é o seguinte:
- Apartment: geralmente um prédio operado por uma empresa que é dona de todos os apartamentos.  Ou até um prédio pequeno com um dono pessoa física que aluga os "apartments";
- Condo: apartamento do jeito que estamos acostumados no Brasil.  Ou seja, um prédio onde cada um é dono do seu "apartamento" e, se quiser alugar, faz um contrato direto com o interessado.

Agora a parte mais importante da diferença entre condo e apartment: apartment normalmente tem lavanderia no subsolo e condo, além de ter máquina de lavar e secar no apartamento, normalmente tem também lava louça.  Podem me chamar de fresca e do que quiserem, mas uma das coisas que eu fazia questão na "terra sem criadagem do Canadá" como diz a Flávia do blog Crônicas do Iglu, eram esses appliances geniais dentro do meu apartamento (digo, condo).  No prédio dos meus tios vivenciamos o que é descer com a roupa, ver se tem máquina disponível, por pra lavar, subir.  Dali a 40 minutos, descer e por tudo na secadora.  Dali a 40 minutos, descer de novo para dobrar as roupas (isso se estiverem todas sequinhas e não precisar colocar um pouco mais de tempo) - como diz nosso cumpadre que também mora em Toronto, lavanderia comunitária só é bonito no seriado Friends.  Fora o custo: na ponta do lápis, sai uns bons $50 por mês só de máquina de lavar e secar para um casal, considerando todas as roupas, mais toalhas, roupas de cama etc toda semana.

Uma outra coisa importante que vimos é o famoso "you get what you pay for" - aqui em Toronto é tudo meio que tabelado - região X tem aluguel Y para um apto/condo de nível Z e assim por diante.  Não existe milagre.  Tudo que é muito barato tem algum "senão"- vai de cada um saber se aceita ou não.  Os meus tios moram num apto enorme, com aluguel bem barato - a consequência disso é o prédio com manutenção capenga entre outras coisas.

Um comentário:

  1. Hum... muito legal o post... bom saber dessa diferença p qdo chegar nossa vez de procurar apartamento. Acho q eu tbm vou preferir lavar roupa em casa...rsrsrs

    []s, Sá

    ResponderExcluir