segunda-feira, 14 de março de 2011

Horário de verão???

De sábado pra domingo começou o "horário de verão" na América do Norte.  Horário de verão entre aspas pois aqui ele não está necessariamente atrelado ao verão como no Brasil - só para efeito de comparação, no Brasil esse período dura 4 meses (de outubro a fevereiro) e aqui dura 8 meses (de março a novembro) e é chamado de Daylight Savings Time.

Depois de tanto reclamar dos dias curtos, com breu às 4:30 da tarde, essa é uma foto hoje na esquina da Bloor St. com a Sherbourne às 19:40:


Com o dia lindo que fez hoje e o sol até quase 8 da noite a gente até esquece que a temperatura está 0 graus.  Se não fossem as pessoas de casaco na rua, poderia dizer que é alto verão!

Só uma nota: meu iPhone me acordou 1 hora mais cedo hoje!  Poxa, o pessoal da Apple com tanta tecnologia não consegue acertar um mero despertador???  Eles conseguem fazer o horário mudar sozinho, mas o despertador desconfigura todo - estava marcado pra 7:30, despertou 6:30.

7 comentários:

  1. Obrigada pela dica da Biblioteca. Acho que tô tão acostumada com o esquema "paulista" de passar na Saraiva ou encomendar via Internet, que nem lembro que Biblioteca existe...rs Espero usar muito aí no Canada!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Menina, normalmente quando eu acho que vou começar a acostumar a acordar uma hora mais cedo, o horario acaba, e olha que aqui ele é bem longo. Mesmo assim fiquei feliz hoje de sair do trabalho e dar de cara com um solzao la no alto!!
    Gentem, eu tb. tenho essa chapa, mas só uso em casos extremamente-extremos pois meu cabelo "é alérgico" a chapas, secador, etc., rsrs...Depois de um tempo usando a chaposa, ele fica uma palha. De aço. Só a definitiva salva!
    Mas que quebra um bom galho na emergencia, a isso quebra.
    Nao sabia que na Argentina era mais barato nao...bom, d qq forma como ja dei meus pulos, quando for a Argentina acho que sera só pra comer e beber (churras, doce de leite e vinho, rsrs)! Mas realmente cabeleireiro quando dá para fazer m*, faz com vontade, né? Eu até comento que no Brasil, mesmo falando a mesma lingua era dificil estabelecer uma verdadeira comunicaçao!

    bjocas
    Erika

    ResponderExcluir
  3. Adorei a foto Lu... adoro fotos \o/

    Mas que engraçado... meu iPhone e o do Rê mudaram de horario sozinhos qdo começou e qdo terminou o horario de verão aqui.

    Bjokas, Sa

    ResponderExcluir
  4. Lu,
    desculpa tá aqui aperriando de novo, mas eu deixei um comentário aqui fazem uns dias e nem sei se você viu. Bom, estou aqui novamente pq já estou louca procurando em tudo quanto é lugar e não acho uma resposta pra minha dúvida. Então é o seguinte: como esposa de um estudante de mestrado você tem direito a trabalhar quantas horas por semana? 20h ou 40h? Parece que você é a única que pode me dar essa resposta com certeza! Enfim, obrigada pelas informações que você coloca por aqui!
    bjs,

    Dani

    ResponderExcluir
  5. Oi Dani,

    Vc não deixou e-mail de contato e não tem perfil no Google.

    Então, estudando de mestrado NÃO pode trabalhar - a não ser na universidade, máximo meio período e só depois de 6 meses de terem começado as aulas.

    Já o cônjuge tem direito a um open work permit, pode trabalhar quanto quiser em qualquer lugar.

    O work permit tem a mesma validade do study permit (no nosso caso, 2 anos) e não foi problema pra eu conseguir emprego - até porque deixei claro na empresa que já estou com o processo federal e devo ter minha residência em breve. As empresas fogem como o diabo da cruz de ter que fazer qualquer tipo de sponsorship pra visto.

    Todas essas informações estão no site do CIC.

    Abs,

    ResponderExcluir
  6. Ai, verdade. E olha que eu tenho conta google, pois uso gmail, mas nem me toquei em fazer login pra comentar. Bom, mas agora já estou comentando através da minha conta.

    Enfim, eu até tinha visto no site do CIC que o cônjuge tinha direito a um open work permit, eu só não tinha certeza se essa categoria dava direito às 40h mesmo, pois não achei nada que falasse isso claramente. É que apesar de termos muitas informações disponíveis na internet, ainda fica aquela dúvida, aquele medo de ter interpretado algo errado, medo de se enganar em relação a alguma coisa... normal, né? Afinal, é um passo muito grande a ser tomado, então a gente fica cheio de medos e dúvidas em relação a cada detalhe.
    Sobre a tentativa de residência permanente, pretendemos tentar através do mestrado dele, e não através de sponsorship (até pq eu ainda não sou formada, então só poderei arranjar empregos simples, e espero mesmo conseguir alguma coisa). Não sei se vc viu que em alguns estados (Ontario, por ex.) a residência é concedida só com o mestrado em uma área de demanda(psicologia, no nosso caso), não sendo necessária a experiência de emprego; em outros estados (como BC e Manitoba) eles concedem a residência pra quem tem o mestrado e uma oferta de emprego.

    Como eu também morei nos EUA na adolescência, já tenho uma fluência boa (apesar de um pouco enferrujada) no inglês. Mas o marido, apesar de entender e ler tudo, ainda deixa a desejar na fala, então é quase certo que em julho a gente vá pra Toronto pra ele fazer o curso de inglês acadêmico na UofT. E em novembro ele já vai se inscrever em várias universidades de Ontario e de BC.
    Então você poderia passar teu email para mantermos contato?
    De novo, obrigada pela ajuda!

    ResponderExcluir
  7. ninguém merece ter que acordar um hora antes do necessário !!

    linda a foto.
    me lembro que quando estive em Montreal em 2003, costumava anoitecer super hiper cedo. no inverno.

    quando puder faça uma visitinha no http://meetyoutherecanada.blogspot.com/ fiz um post sobre Vancouver.

    abraços !

    ResponderExcluir