sexta-feira, 22 de abril de 2011

A verdade sobre roupas de inverno

O quê, um post sobre roupa de inverno no fim de abril???  Pois é, depois do nosso primeiro inverno em solo Torontoniano, quero compartilhar um pouco da nossa experiência com roupas de inverno para ajudar quem ainda não veio, desmistificar algumas coisas para que todo mundo faça uma boa escolha ao comprar as roupas para o 1o inverno (depois de tanta despesa com a mudança, é sempre bom dar uma economizada).

Toda a experiência aqui é com base em Toronto - dependendo da área onde você mora no Canadá, suas necessidades podem mudar (e muito).

Antes de vir li muitos posts a respeito de roupas de inverno.  Alguns suuuper explicativos, comparando os materias dentro de cada casaco etc etc etc.  Eu passei um inverno em Niagara Falls nos EUA quando era adolescente e não lembrava exatamente dos detalhes das roupas.  A minha conclusão depois do nosso 1o inverno no Canadá é: não se desespere e não gaste fortunas em roupa de inverno.

O casaco:
- Item de 1a necessidade, as pessoas por aqui têm vários casacos, normalmente um para os meses de outono e primavera (pode ser um sobretudo), um para o dia-a-dia no inverno e talvez um também para esquiar ou praticar outros esportes.  Você vai sentir a necessidade de comprar um casaco para a época de outono/primavera (a não ser que tenha um sobretudo ou algum outro casaco mais pesado que usava em viagens antes de vir pra cá) - eu por exemplo, tenho um sobretudo que veio da Argentina mas que mal dá conta do frio daqui (só serve para temperaturas acima de 10 graus, a não ser que eu esteja com outro casaco por baixo) e tenho um casaco de inverno que comprei em NY por $39 mas não é suuper inverno, então estou usando agora e usei também no outono.
- Outubro é a hora de comprar o seu casaco de inverno principal.  Não espere muito, pois aqui na hora que acabam os casacos eles acabam mesmo, depois as lojas começam a vender outros produtos (foi difícil achar pro meu marido, pois deixamos pro final de novembro já que ele estava se virando com outro casaco).
- A não ser que você vá trabalhar ao ar livre ou vá praticar muitos esportes de inverno, se desapegue das marcas caríssimas como North Face, Columbia e coisas do gênero - os casacos deles são realmente muito bons mas custam muito caro e a maioria das pessoas não precisa de tanta tecnologia.  Eu comprei o meu casaco numa loja normal de roupas, a Esprit, e ele deu conta do inverno todo.  Se você tiver a oportunidade de ir até algum outlet da Columbia nos States (ou loja como a Burlington Coat Factory), são lugares muito bons para comprar casacos de marca pois os preços são bem mais em conta (o meu de esqui comprei numa loja dessas em NY alguns anos atrás).
- Na cintura, acima do joelho ou abaixo do joelho?  Aqui é opção pessoal. Conversando com a minha cumadre ela falou que no começo resistiu comprar os casacos que vão até abaixo do joelho no 1o inverno dela, mas depois acabou cedendo, até porque ela vai pro trabalho a pé.  Com base na experiência dela e pelo fato de eu na época não ter carro, comprei um casaco super longo, que vai até o meio da canela - dessa maneira, eu posso sair de casa apenas de calça jeans ou calça social, sem necessidade de usar ceroulas, meia-calça e afins.  Já meu marido optou por um casaco até a cintura e no inverno brabo precisou apelar pras ceroulas.  A maioria do pessoal aqui usa casacos que acabam um pouco acima do joelho, acho que eles são bem versáteis realmente e quando começa a esquentar um pouco você não parece um alien com um casaco até a canela.
- Quanto devo investir num casaco?  O meu casaco custou $100 e o do meu marido $90 (o dele compramos na GAP).  Com esse valor você estará muito bem servido, não precisa gastar mais.  Para crianças, muita gente opta por lojas de roupas usadas e até no Goodwill, pois criança perde roupa muito rápido.
- Itens importantes na hora de escolher o casaco: os punhos tem que fechar por cima da luva - se tiver espaço pra entrar ar pela manga ele não vai dar conta do inverno pesado; o casaco deve ter uma "cobertura" por cima do ziper (normalmente botões que se fecham em cima do ziper), assim não passa ar frio pelos buraquinhos; capuz é super importante e dê preferência aos que têm um fiozinho pra ajustar, pois o vento tira o capuz da cabeça fácil fácil (o meu casaco não tem o tal fiozinho e a minha estratégia foi usar um gorro ou faixa no cabelo e, com o atrito, o capuz não saia facilmente com qualquer ventinho); que tenha bolsos fundos e numa posição confortável, pois suas mão passarão muito tempo lá dentro.

As botas:
- Outro item importante aqui, principalmente para cidades onde neva muito.  Eu confesso que só comprei uma bota de inverno na semana do Natal, e mesmo assim comprei uma bota preta mais discreta, que dá até pra usar pra sair - até dezembro, estava simplesmente andando de tênis pra lá e pra cá (vale dizer aqui que também não andava muito pela rua).
- Senti a necessidade de finalmente comprar uma bota de neve em meados de janeiro, quando fizemos um passeio até Niagara-on-the-Lake e andamos por ruas, parques e calçadas com muita neve e a bota mais bonitinha que comprei começou a não dar conta e, por ser curta, entrava neve no pé se eu pisasse em algum montinho maior.  Eu custei muito pra comprar pois achava todas as botas de inverno horrorosas, até que vi essa aqui do lado da Columbia (que custou $69 e comprei na loja Soft Moc, que tem em vários shoppings).  Confesso que ela foi usada pouquíssimas vezes pois como moramos em Downtown as ruas e calçadas estão normalmente sem neve e fizemos poucos passeios em que passamos muitas horas ao ar livre.  Ah, e aqui todo mundo vai de bota pro trabalho e leva numa sacolinha o sapato social pra usar dentro do escritório (alguns têm a própria sapataria embaixo da mesa!)
- Resumo da ópera: analise se você vai ficar muitas horas exposto ao frio e a neve (esperando o ônibus, fazendo passeios no inverno como hiking, ice fishing e coisas do gênero) para decidir qual bota comprar.  Uma dessas "pólo-norte" com a a minha pode ser demais.  Muita gente na cidade usa as botas Ugg (que eu também não gosto) que não tem essa cara tão "aventureira".  Uma coisa é certa - você não precisa gastar mais de $100 num par de botas de inverno.

As luvas:
- Não gaste muito $$ aqui, a não ser que você vá praticar esportes de inverno ou ficar muito tempo ao ar livre.  Eu até comprei um par de luvas dessas mais grossonas e não usei nenhuma vez - o que usei o inverno inteiro foi um par de luvas bem fininhas ainda da época do meu intercâmbio.  Meu marido passou o inverno inteiro sem luvas - lembrando que é imprescindível que o seu casaco tenha bolsos fundos, assim você colocar a mão lá dentro e já está quentinho.
- Acho importante ter um par de luvas finas, que você pode comprar na Dollarama por $2 até, para poder mexer os dedos mais livremente, como por exemplo para colocar gasolina no carro (tá aí um jeito de fazer sua mão virar pedra, foi o frio é de lascar e é preciso ficar segurando a alavanca da bomba - por questões de segurança, aqui não dá pra deixar o tanque enchendo enquando se vai fazer outras coisas).
- Se você for praticar esportes como esqui, pesquise bem qual modelo vai comprar pois normalmente essas luvas são caras.  Eu particularmente prefiro mittens (aquela luva onde os 4 dedos da mão ficam juntinhos), pois um dedo aquece o outro.  Aqui vai fácil $30
- Se você tiver filhos, opte por casacos e luvas que tenham um ganchinho pra prender a luva no casaco, assim a criança não perde - o que mais se vê no inverno são luvinhas pela rua

O cachecol:
- Não gaste muito neurônio aqui (nem muito $), qualquer um quentinho serve.  Não comprei nenhum cachecol novo, usamos os cachecóis que ao longo dos anos fomos acumulando em viagens (especialmente à Argentina, que tem cachecóis bárbaros e baratos).

As meias:
- Eu passei o inverno todo usando meias normais de algodão e pronto.  A única exceção é para as aulas de patinação, pois o rink é muito frio, e para patinar ao ar livre, já que o meu patins é de couro e a bota é pensada para fazer os movimentos e saltos, não esquentar o pé.  Eu tinha um par de meias de esqui que comprei no Chile e deu muito bem pro gasto para essas situações.
- De novo, a não ser que você vá passar muuuuito tempo ao ar livre, não invista muito em meias.  No máximo um par com um pouco mais de "tecnologia" pro inverno e pronto - dá pra usar com um par da meia comum por baixo.  Eu comprei um na loja onde comprei os patins e custou $20, da marca Hot & Chilly.

Gorro & afins:
- Tínhamos alguns gorros de viagens que fizemos e deram conta do recado.  Aqui não é preciso gastar mais do que $10.  Normalmente só se usa o gorro (além do capuz do casaco) se estiver um dia extremamente frio, mas é importante ter um.
- Eu particularmente gosto de usar uma faixa quentinha como protetor de orelha - comprei na Dollarama por $2.  Em dias que está ventando, minha orelhas congelam (mesmo hoje com 8 graus na hora do vento precisei colocar).  Existem vários tipos de protetores de orelha, vai do gosto.

Snow pants:
- São calças impermeáveis e com isolamento térmico como se fosse um casaco.  Comprei um par no outlet da Columbia por $30 (muuuito barato) e não usei nenhuma vez, até porque não pratiquei esportes no inverno e moro na cidade.
- Se você tiver filhos, eles vão precisar dessas calças ou de macacões inteiriços para o inverno - não tenho experiência nesse ramo, infelizmente.
- Se você pretender esquiar, deslizar com tobogã na neve, fazer ice fishing e outros esportes canadenses é bom investir em um par.

Moleton, sweaters, ceroulas etc:
- No inverno mais pesado, eu usava um moleton mais quente ou casaco pesado de lã embaixo do casacão de inverno para ter uma camada mais contra o frio.  E só.  Quando a temperatura vai ficando mais amena, tipo zero graus, dá pra usar só o casacão em cima da blusa e pronto.
- Acabei comprando muitas camisetas de manga comprida para ficar em casa, sair aos finais de semana.  Comprei na GAP ou na H&M e não paguei mais de $10 cada uma
- Ceroulas e outras "roupas de baixo" de inverno não usei nenhuma vez pelos motivos acima.

Ou seja: não saia comprando adoidado as roupas de inverno porque fulano falou, vi um comercial, li num blog etc etc.  Se informe e vá comprando os itens aos poucos conforme vai surgindo a necessidade, evitando comprar itens caros que no final não serão usados.  Eu por exemplo comprei as snow pants porque o preço estava muito bom e, morando no Canadá, sei que mais cedo ou mais tarde vou precisar delas.  Como demorei pra comprar a bota, consegui pegar já na promoção com $30 de desconto - se eu tivesse demorado mais umas 2 semanas não teria conseguido comprar, pois já não teria uma bota nas lojas pra contar a história (no dia que comprei a bota já estavam vendendo chinelo de dedo na mesma loja!).

13 comentários:

  1. Lu,
    Ótimo post! Com certeza vai ajudar muito quando chegarmos aí.
    Bjs,
    Paty

    ResponderExcluir
  2. Oie Lu!
    Adorei saber sobre as roupas de inverno!
    Obrigada por compartilhar!
    Mais um post seu que vou salvar, pois sei que vou precisar futuramente. rsrsrs
    Aproveito para desejar uma FelizZ Páscoa com amor p/vc e sua família!
    Bjs iluminados!
    Bia.

    ResponderExcluir
  3. Assino embaixo de tudo que você falou. Aqui em casa não gastamos nada com essas marcas caríssimas e achamos muita coisa boa.

    E a vida segue...

    ResponderExcluir
  4. Oi, adorei o post, muitas informações boas...
    Abçsss,
    sagacanadense@blogger.com

    ResponderExcluir
  5. muito bom o post.
    eu acrescentaria meia calça aí. usei muito quando estive em Montreal em 2003. as parte do corpo em que sinto mais frio são as maos e os pés, por isso a meia calça.
    meu casaco tenho até hoje e se Deus quiser o levarei comigo quando imigrar. e a bota que comprei na Timberland em uma loja em Gramado tb tenho.
    beijos !
    http://meetyoutherecanada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oiiee Lu

    Adorei o post. Quem não tem a experiência do frio ai no Canada, acaba não tendo noção do que comprar. Fiquei super feliz que podemos gastar bem menos do que imaginávamos. Valeu,... beijos

    Cindy

    ResponderExcluir
  7. não estou no canadá mas adorei essa bota aí do post rs quero ela pra mim hua hua

    ResponderExcluir
  8. Oi Lú, eu e minha família viajaremos para Toronto em novembro ou dezembro, em razão disso estamos buscando o máximo de informações que nos permita dirimir as dúvidas que por sinal são muitas, rsrsr. Adorei as informações aqui repassadas, gostaria de saber se vc poderia nos indicar lojas de roupas usadas (adultos e infantis), já que estamos tentando minimizar os gastos. Agradeço desde já.
    Mary.
    http://www.paraensesembuscadaneve.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mary,

      Em Toronto há várias lojas chamadas Goodwill e Value Village, que vendem roupas usadas (além de zilhões de outras coisas usadas). Pode ficar tranquila que dá pra minimizar bem os gastos.

      Abs,

      Excluir
  9. Ótimo post, não deixa a gente com medo do frio e com vontade de comprar tudo o que ve pela frente!

    ResponderExcluir
  10. "- Se você tiver filhos, opte por casacos e luvas que tenham um ganchinho pra prender a luva no casaco, assim a criança não perde - o que mais se vê no inverno são luvinhas pela rua"

    Não sei o motivo, mas esse conselho é tão feliz e simpático .... Acho que para quem tem filhos (meu caso) realmente isso é 200% aplicável. Eles perdem tudo !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Imagino a quantidade de luvinhas que os pais precisam comprar pela quantidade de luvinhas que vejo na rua ;-)

      Excluir
  11. Que máximo! Parabéns pelo Blog, gostei do post bem explicativo, dicas valiosíssimas. =)

    www.oficinadeinverno.com.br

    Abraços quentinhos,
    Mamute da Oficina de Inverno.

    ResponderExcluir