sábado, 1 de outubro de 2011

Só no Canadá V - reembolso do convênio sem nem mandar o recibo

Gente, mais uma da série "Só no Canadá"!

Apesar de termos saúde gratuita pelo plano do governo, é possível ter seguro adicional (normalmente oferecido pelos empregadores) para as despesas que não são cobertas, como medicamentos, acupuntura, fisio, chiropractor etc etc.  Através da minha empresa tenho um seguro desses que é uma mão na roda!

Quando vamos na farmácia eles já passam o cartãozinho do convênio e só pagamos os 20% de co-pay.  Para chiropractor e outras coisas, é preciso pegar o recibo e solicitar o reembolso.

Eu estava naquelas de juntar os recibos, mandar pelo correio e esperar o $ entrar na minha conta.  Essa semana descobri que posso mandar o pedido de reembolso pela internet.  Pensei "ótimo, assim não precisa esperar o tempo do correio".  Fui na massagem (sim, até massagem aqui é coberta pelo convênio) e entrei no site pra solicitar o reembolso.  Eis que descubro que nem um recibo escaneado é preciso mandar - é só colocar o nome do profissional, o número do registro, o valor e voilá, no dia seguinte o dinheiro entra na conta!

É outro baseado no "honour system".  Óbvio que eles falam que vc precisa guardar os recibos por 1 ano caso eles queiram fazer uma auditoria, mas é mais um exemplo em que primeiro se confia nas pessoas pra depois desconfiar.

Só no Canadá...

7 comentários:

  1. Que legal né? É bom saber que em algum lugar do mundo as coisas ainda são assim...

    Novidades do seu processo? Parece que o consulado aqui de SP tá se movimentando essa semana...rs

    Bjos,
    Paty

    ResponderExcluir
  2. E não é bom morar num lugar onde a palavra tem valor?

    E a vida segue...

    ResponderExcluir
  3. Oi..queria tirar uma duvida...mesmo estando aí com work permit e visto para o estudo no mestrado, vcs tem direito a saúde gratuita?
    Parabéns pelo blog...
    Td de bom...

    ResponderExcluir
  4. Oi, só temos direito a saúde gratuita pois tenho um emprego full time. Vou fazer um posto a respeito.

    Cada províncida tem uma regra pra quem tem direito a saúde gratuita, é bom olhar no site (eu mesma não sabia, foi meu chefe quem me falou!)

    ResponderExcluir
  5. oi...então quem tem work permit e trabalha full time entra na regra pra ter saúde gratuita...legal..vou dar uma olhada no site...
    Muito obrigada pela atenção...
    Um post sobre o assunto seria ótimo....vou aguardar...
    Tudo de bom!
    bjos

    ResponderExcluir
  6. outro mundo !! =)

    abraços;
    Catherine
    http://meetyoutherecanada.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Estes reembolsos são ótimos mesmo. E quando se trata de coisas caras como óculos por exemplo, a gente não precisa ficar esperando juntar a graninha! Vai lá, faz o óculos, paga, submete o pedido ao seguro e antes da fatura do cartão chegar, lá está o dinheirinho para pagá-lo. Mas é sempre bom ver quais são as regras do seguro. O meu por exemplo cobre 1 óculos a cada 2 anos.
    Beijos

    ResponderExcluir