quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Pedindo demissão no Canadá!

Olá pessoal,

Em tempos que até o Papa está pedindo as contas, chegou a minha vez!  E por um bom motivo, consegui um emprego melhor (post sobre isso em breve!).

Emprego novo confirmado, óbvio que a empresa nova queria que eu começasse o mais rápido possível, hora de pedir demissão.  Aqui por lei não existe aviso prévio - às vezes está no seu contrato de trabalho, mas normalmente a chamada "2 weeks notice" é parte de um acordo de cavalheiros: é esperado e pega MUITO mal se você não fizer isso.  A empresa pode optar por te dispensar dessas 2 semanas e pagar por elas e "walk you out", mas isso normalmente só acontece se você está indo trabalhar na concorrência.

Depois de tudo isso pesquisado, fui pro Google procurar um template de carta de demissão (resignation letter).  Escolhi um bem simples e educado, imprimi 3 vias e coloquei lá que meu último dia seria na 6a da semana seguinte (isso era uma 2a feira).  Teoricamente eu deveria ter colocado na 2a como último dia, mas como descobri que tudo isso era um acordo de cavalheiros, achei melhor ter um diazinho a mais de descanso do que ter uma 2a como meu último dia!

Fechei a porta do escritório do meu chefe e falei que estava pedindo demissão.  Ele ficou super feliz por mim, pois mais do que ninguém ele sabia que na empresa onde eu estava não tinha muito lugar pra eu crescer.  Avisamos o diretor e eles se encarregaram de avisar o VP e o RH.

Uns 2 dias depois o RH me pede uma cópia da carta de demissão (meu chefe é tão avoado que nem tinha pego!).  Eles mandam um email pro escritório avisando e oficialmente meu último dia é 8/2.

Na 5a feira todo mundo fica que nem siri em lata preocupado com a snow storm que estava a caminho de Toronto - quando neva bastante assim, o pessoal nem vai trabalhar por conta do trânsito, todo mundo leva o computador pra casa.  Eu ligo pra Diretora de RH e pergunto: e se amanhã for um snow day o que eu faço?  Ela me avisa: deixa seu computador e crachá em cima da mesa, se não der pra você vir não tem problema.  Eu: Tem que assinar algum papel com o RH, alguma coisa?  Ela: Não!

Batata - meu carro mal subia a minha rua por conta da neve!  Fora que eu já tinha terminado todo o meu trabalho, mandei uma mensagem pro meu chefe e ele falou que não ia pro escritório também, então acabei ganhando um dia a mais de folga!

Na 3a feira pós-demissão chega na minha casa o meu holerith normal e o meu holerith mostrando as férias proporcionais que eu tinha pra receber, tudo já depositado na minha conta.  Simples assim!  Sem carteira de trabalho, sem Ministério do Trabalho pra assinar a rescisão (isso ninguém merece!).  Claro que também sem aquela "boladinha" do 13o proporcional, 1/3 de férias etc.

And, voilá, saí do meu primeiro emprego no Canadá!

10 comentários:

  1. desculpe a ignorancia, mas o Canadá não tem carteira de trabalho? cada empresa gera o seu proprio contrato e o governo não se mete em nada?

    Laura Leão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laura,

      Não existe carteira de trabalho - que nada mais é do que um lugar onde vc anota o contrato de trabalho. Existem leis trabalhistas por província pra ninguém abusar. Quando você consegue um emprego, você assina um contrato direto com a empresa. Tanto que normalmente as empresas fazem um background check pra saber se você realmente trabalhou nos lugares que diz que trabalhou, já que não tem carteira de trabalho pra provar.

      Excluir
  2. Obrigada por compartilhar - estas coisas sempre é bom saber como funciona!
    Sucesso no novo emprego!

    ResponderExcluir
  3. novo emprego, tudo de bom ....

    e sair de empregos é realmente muito facil, totalmente diferente da terrinha ....

    ResponderExcluir
  4. Boa sorte no novo empregoo !!

    abraços;
    Catherine
    http://meetyoutherecanada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada pelo o seu post ta me ajudando muito.

    ResponderExcluir