terça-feira, 6 de agosto de 2013

Cuidado – HSBC Brasil fazendo downgrade das contas Premier para Advance

O assunto que mais bomba aqui no blog é o HSBC – afinal, com dinheiro todo mundo se preocupa.  Já fiz diversos posts sobre o assunto (é só clicar no tag HSBC para ler todos), mas esse é de utilidade pública.

Minha mãe recebeu uma cartinha no HSBC na casa dela (nosso endereço de correspondência no Brasil) e escaneou pra gente.  Na hora que fui ler, surpresa: Prezado “fulano”, a partir de setembro você será cliente Advance.



Minha reação imediata – PQP!!!  Que saaaaaco!  Até porque, qualquer problema que tenho com o HSBC no Brasil que tenha que falar com o gerente da conta não consigo resolver, pois nunca consigo ligar via Skype, eles não respondem email etc.

Primeiro dei uma olhada pra ver se a conta Advance era tão ruim assim.  Quer dizer, ruim ela não é, mas mudando para Advance perderia os benefícios que me fazem ser cliente HSBC em 1º lugar – transferência entre contas internacionais grátis, cartão de crédito Premier no Canadá, limite de cheque especial, atendimento preferencial etc.  Até me perguntei se, a essa altura do campeonato, já não era melhor desistir do HSBC de uma vez e a minha decisão foi: se não me mantiverem no Premier, vou fechar a conta e acabou.  A questão da transferência de valores hoje não é tão complexa, pois não transferimos mais quase nada e meus pais também tem conta no HSBC Canadá e poderiam transferir pra mim de vez em quanto (ou eu simplesmente usaria meu cartão de débito do Itaú pra sacar aqui ou algo parecido e economizaria a tarifa mensal Premier).

Já sabendo que no HSBC não acontece nada se não falar com o ombudsman,entrei no site do HSBC Brasil na seção fale conosco e coloquei lá a minha reclamação:
  • que nunca havia sido avisada que poderia ter downgrade da conta
  • que o HSBC é meu banco principal no Canadá e movimento a conta por aqui, por isso a movimentação no Brasil é baixa
  • que se o banco se propõe a ser um banco internacional, não pode sair dando downgrade nos clientes sem primeiro verificar todo o histórico
  • que mesmo não movimentando o Itaú Personnalité eles nunca me deram downgrade (o HSBC só me deu o Premier na época pois éramos Personnalité)
  • que não foram explicadas quais consequências essas mudanças poderiam ter no meu status no Canadá
  • que, se não mantivesse meu status Premier, iria fechar a conta e movimentar as minhas finanças através de bancos canadenses e pronto

           
2 dias depois, o gerente da minha conta (que já nem sabia mais quem era) me manda um email dizendo que tentou me ligar e não conseguiu – óbvio!  Pedi pra marcar um horário para ele me ligar, e o cara não retornou.  Tentei ligar a cobrar, via Skype etc e nada.  Mandei outro email reclamando dizendo que era justamente por isso que queria que eles me ligassem, e já aproveitei pra perguntar se queriam que eu mandasse meu holerith do Canadá pra lá (com o dólar a R$2,30, meu salário tá valendo mais ainda em real!).

Hoje recebo uma mensagem do fofo dizendo que não precisa mandar mais nada, que tudo bem.  Acho que devem ter levado um puxão de orelha por lá, mas pelo menos não vão alterar a minha conta (assim espero).  De qualquer maneira, agora tenho tudo por escrito no meu email caso aconteça alguma coisa.

Conforme vamos nos distanciando do Brasil, vai ficando mais difícil gerenciar o pouco que temos por lá.  Agora não consigo mais movimentar a conta brasileira sem entrar pelo site canadense com o token – o token do HSBC Brasil manda uma mensagem pro celular mas, como não tenho celular brasileiro, não posso ter o token!  Felizmente minhas transações hoje em dia são mínimas.  Cartão de crédito no Brasil não temos mais, pois o HSBC já deu downgrade no nosso para um limite de R$100 que não compra nem pão na padaria, e todos os outros acabei cancelando pois estavam querendo cobrar anuidade e hoje tenho cartões no Canadá grátis, não vale à pena pagar para ter cartão no Brasil.


Ficam todos avisados: avisem os parentes que recebem as cartinhas do HSBC para ficarem de olho no possível downgrade!

26 comentários:

  1. WTF HSBC??
    Essa do Token ja estava sendo o ó, agora esse risco...vou ter que monitorar a nossa tb.
    Merci pelo aviso!! ;)

    bjocas
    Erika

    ResponderExcluir
  2. Ao invés de "Advance", essa conta, "manobrada" dessa forma pelo banco, deveria chamar-se "Backwards"...

    Bjs
    r2d2

    ResponderExcluir
  3. Oi Lupatinadora, recebei esse nova notícia aqui no Brasil semana passada. Para voce ser cliente premier voce precisa ter um saldo de aproximadamente de R$ 133 ou 136 mil reais. Mas a gerente me(garantiu) segundo ela que os pacotes de quem já possui premier serão mantidos.
    Consulte o seu gerente.
    Um abraço
    Carlos Henrique

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carlos Henrique,

      Pois é, seu gerente garantiu pra você. Já eu fui pega de surpresa - o que prova que eles estão sim dando downgrade nas contas. Acho que é o famoso SPP - se pegar, pegou. Quem não reclamar vira Advance.

      O complicado é, quando se mora em outro país, a comunicação com os gerentes é péssima - no Brasil é simples pegar o telefone e ligar. Estando fora não tanto, pois tem fuso horário, horário bancário, ligação que cai, gerente que fala que vai retornar e não retorna, telefone que não faz ligação internacional...

      Minha experiência com a minha agência (que é a do Shopping Cidade Jardim, exclusiva Premier), é que eles não dão retorno a não ser que fique muito no pé. Fora que, a essas alturas, nem sabia mais quem era o gerente, pois já mudou diversas vezes...

      Abs,

      Excluir
  4. Obrigada pelo aviso! Vou ficar de olho!

    ResponderExcluir
  5. Também estou com o mesmo problema na minha agência HSBC Premier Urb República do Líbano aqui em Goiânia-GO, recebi a tal cartinha que minha conta Premier será Advance a partir de Setembro. Se isso acontecer, encerro minha conta que vem desde a época do Banco Bamerindus!

    ResponderExcluir
  6. Oiiee Lupatinadora,...

    Sei que ja conversamos pessoalmente sobre o que vou comentar, mas achei que a contribuição aqui seria válida. Nós também passamos por essa situação há algum tempo atrás, mas o gerente da nossa conta ligou para minha mãe pedindo um comprovante de renda atualizado do marido. Na hora senti o que estava acontecendo. Nós mandamos um email com o comprovante de renda e ressaltamos que o valor deveria ser convertido, pois ele recebe em dolar (óbvio!). E também deixamos bem claro que se nos passarem para Advance, nós vamos cancelar a conta.
    Depois desse acontecimento nós já adquirimos um cartão de crédito daqui (até então estavamos usando apenas o do HSBC) e estamos vendo para abrir conta em algum banco local.

    ResponderExcluir
  7. Lu, Muito bom o post!
    Não me deram downgrade mas observei q este mes cobraram "tarifa de manutencao de conta" no BR. Mandei um email para o gerente inspirado aqui no seu post, vamos ver o que vai rolar depois disso!
    Bjjjs e sucesso
    Cecilia (a "DuplaCanadense" agora tem cara e sobrenome.... hahaha)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cecilia (nome da minha mamis ;-))

      Eu pago tarifa no BR pois não tenho $$ nenhum na conta que me dê direito ao desconto, então "morro" com 40 e poucos reais por mês. Por enquanto continua valendo à pena pra gente.

      Se o seu gerente não é de responder, nem perca seu tempo. Mande pro ombudsman que eles acompanham todo o caso, só assim resolve sem ter que ficar horas no telefone.

      Excluir
  8. Aconteceu isso comigo hoje, to irritadíssima, como eu odeio o HSBC!! Moro no UK então abri a minha conta pelo mesmo motivo que você, que raiva imensa deles!

    ResponderExcluir
  9. Oi Lu,
    Li esse post qdo vc publicou e agora passei pra contar que tivemos problema tbm em relacao ao Token.
    Ainda nao fizeram o nosso downgrade, mas estou de olho pq a qq momento isso pode acontecer.
    Temos aplicacoes no Brasil ainda, entao de vez em quando movimento a conta de la, mas dai um belo dia tento fazer uma transferencia e vi que precisava da *@%&$ do token e o cellular brasileiro. Foi mais de um mes pra resolver e no final das contas tivemos que mandar nosso cartao de debito para a minha irma, cadastrei o celular dela como telefone de contato na conta de la, e consegui instalar o app to token no meu telefone aqui. Ela teve que ir numa agencia do HSBC no Brasil, gerar uma senha provisoria no caixa eletronico, me mandou a senha por msg e eu usei essa senha para habilitar meu token aqui. Enquanto ela estava na agencia, apenas para garantir que deu tudo certo, fiz umas movimentacoes e funcionou.
    Um saco, mto trabalhoso e assim como com vc, reduzindo ao maximo o relacionamento com os bancos no Brasil.
    Bjs
    Juliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana, que confusão!

      Eu entrando na conta canadense com o token daqui e da página canadense entrando na conta brasileira eu consigo movimentar sem o token do celular. Menos mal!

      Pq vcs têm aplicação no Brasil? QQ mudança de câmbio "come" todo o rendimento!

      Excluir
  10. Oi Lu, continuo com o mesmo problema que vcs no HSBC. Uma perguntinha, quando vc mandou o holerite pra comprovar a renda, eles pediram uma versão traduzida? A cretina da minha gerente falou que eu tenho que ir na agência com o holerite traduzido, mas moro no UK, então to vendo que vai ser fácil resolver isso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles não chegaram a pedir holerith não. Qdo falei que era cliente Itaú Personalité me liberaram. Cretina mesmo, hein? Boa sorte!

      Excluir
  11. Oi Lu, meu problema com o HSBC ainda não foi resolvido. Eu mandei o holerite para eles e a cretina da gerente me falou que não serve, tem que ser traduzido. Vc teve o mesmo problema? Obrigada!

    ResponderExcluir
  12. Oi Lu!
    Tudo bom?
    Eu e meu marido estamos no processo pro Quebec, porém após as mudanças que aconteceram em agosto desse ano, provavelmente seremos, simplesmente, excluídos. Bom, isso é outra história.
    O que importa é que queremos ir ano que vem para Toronto para estudar por lá (eu estudo em um college e ele trabalha). Antes estávamos planejando ir para Montreal, mas como nossas chances por lá são praticamente nulas, vamos para Toronto (que na verdade é nossa queridinha...).
    Assim, após um ano de trabalho, daremos entrada no processo do CEC.
    Ok, agora vem minha dúvida! kkkkkkk
    O college mais promissor para mim fica em Barrie, um pouco longe de Toronto. Então a idéia é comprar um carro e ir todo dia para lá. Não podemos morar em Barrie pois meu marido não conseguiria emprego na área dele.
    Então, vendo seu Timeline, vi que você tirou a carteira de motorista e comprou seu carro sem ser residente permanente ainda, estou certa? Pois eu estou em dúvida se é possível comprar um carro sem ser residente, só com visto de estudo ou trabalho. Você poderia me ajudar? Estou nessa pendência para me matricular no college.
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  13. Pois é... acabo de entrar na minha conta do HSBC Brasil e vi que agora no cabeçalho diz "HSBC Advance". Fui pesquisar e achei esse seu post... Ainda temos uma graninha perdida por lá, mas jájá vamos transferir tudo pra cá e fechar essa conta do Brasil. E essa do token? Banco internacional uma ova, não?
    Um abraço e obrigado pelas informações!

    ResponderExcluir
  14. Alguem ja conseguiu achar uma solucao pra usar o maldito token do HSBC no exterior?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o seu token é do Brasil, você pode pedir na agência um token físico (não atrelado ao celular). O token de uma conta funciona na outra (quando uso meu token canadense acesso a conta do Brasil através do global view e a conta do Brasil funciona também - não tenho token brasileiro).

      Excluir
  15. Lu, parabéns por seu blog! Caiu do céu! Tanta informação e comentários importantes…
    Será que vc pode me dar umas dicas? Estou me mudando p/ o Uk no final do mês com meu filho que vai p/ a faculdade.
    Abri uma conta no HSBC Premier no mês passado aqui em SP por causa da facilidade de abertura de conta lá e transferência, mas minha conta tem sido no Itau nos últimos 12 anos. Quando abri, tinha o valor necessário para a Premier, mas precisei gastar um pouco e agora já não vou qualificar mais para manter essa conta e fazer a abertura lá nesses termos. Estou pensando então em cancelar a conta (nem ativei nada ainda) do HSBC e continuar com o Itaú (onde mantenho essa aplicação), fazendo um saque ou outro quando necessário e levando um tanto para tentar abrir uma conta lá. Tenho a possibilidade de emprestar o que falta para abrir a Premier lá, mas será que vale a pena tanta dor de cabeça? Você acha que ainda há vantagens em se ter essa conta para quem está migrando? Muito obrigada! Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mag,

      No caso da imigração para o Canadá valeu muito à pena. Para o UK não conheço os detalhes do sistema bancário de lá.

      A conta HSBC Advance também permite usar o Global View, mas cobra uma tarifa por transferência.

      Acho que no seu caso vale conversar com o gerente da conta. Não sei com qual frequência eles dão o "downgrade" de Premier para Advance.

      Olhe outros posts sobre o HSBC aqui no blog pra ver outros tipos de experiências que tive com o banco e ver se vale à pena pra vc.

      Abs,

      Excluir
  16. qual problema de ser HSBC advance, é feio, é de pobre é o que ?
    ta achando ruim '' riquinhos '' pede um up pro HSBC private, com certeza se vocês tem tanto dinheiro o banco vão migrar vocês.
    Agora so não esqueça de antes esculachar esse segmento, lembre-se que tem gente que esta ali OK ?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente nem publico comentário mal educado e até já fechei o blog, mas um desses merece.
      - Esse blog é para quem imigra para o Canadá
      - Quando você imigra para o Canadá, tudo que facilita a vida vale à pena
      - O HSBC Premier oferece muitos benefícios para quem está se mudando de país - o Advance, nem tanto
      - A maioria dos leitores desse blog fez das tripas coração pra conseguir qualificar como Premier e o banco resolveu dar downgrade
      - Cada dia que passa, vejo como o HSBC é um banquinho ruim - tanto no Brasil como no Canadá.
      - Meu principal banco no Canadá já é outro. Só mantenho a conta pela facilidade de transferência de valores de um país para o outro

      Agora o principal:
      - Quem é você que fica ofendido com comentários sobre qual o status dos outros no banco???

      Excluir
    2. Pobre é teu comentário. Desinformado...

      Excluir
  17. É brabo, mas realmente o hsbc tem deixado a desejar. Apesar de ter mais de 200 mil reais investidos tenho enfrentado dificuldades para abrir conta no exterior, e já passei pela redução de patente mesmo tendo mais de 150k investidos. Se não fosse o único banco internacional no Brasil eu já teria pulado fora.

    ResponderExcluir